Pesquisa do governo aponta TV como meio de comunicação preferido do brasileiro

A Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom) no dia 19 de dezembro, aponta a televisão como meio preferido dos brasileiros e um aumento da porcentagem de pessoas que afirmou ver TV todos os dias da semana: de 65% no ano passado para 73% neste. 

Crédito:Divulgação
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Brasileiros assistiram mais TV durante 2014

Segundo o estudo realizado pelo Ibope, os brasileiros assistem, em média, quatro horas e 31 minutos de televisão de segunda a sexta-feira e quatro horas e 14 minutos no sábado e no domingo. A maior audiência está no período das 18h às 23h, com um pequeno pico na hora do almoço durante a semana e na parte da tarde aos sábados e domingos.

O levantamento mostra ainda que 76% dos brasileiros possuem TV aberta, 26% têm TV paga e 23%, acessam programação via antena parabólica. Os principais motivos para ligar a televisão são informação (79%), entretenimento (67%), passar o tempo (32%), assistir a algum programa específico (19%) e companhia (11%).

Outras mídias
O rádio é o segundo meio mais utilizado pelos brasileiros e mantém seu horário nobre no período da manhã, das 6h às 9h. A pesquisa mostra que as pessoas ouvem rádio em busca de informação (63%), entretenimento (60%) e passar o tempo (30%). Mas, apesar de manter a vice-liderança na preferência dos brasileiros, apenas 30% da população escuta rádio todos os dias da semana.

Outros dois pontos destacados na pesquisa são o aumento do tempo médio gasto pelo brasileiro na internet e a percepção do jornal como meio mais confiável.
 
A internet foi apontado por 42% das pessoas como o meio de comunicação que mais utilizam, ficando atrás de TV (93%) e rádio (46%). Apesar de 51% dos brasileiros não usarem internet (51%), 76% dos que acessam o fazem todos os dias da semana, em média por quatro horas e 59 minutos de segunda a sexta e quatro horas e 24 minutos aos sábados e domingos. Eles buscam informação e diversão, segundo 67% dos entrevistados. As redes sociais mais usadas são Facebook (83%), Whatsapp (58%), YouTube (17%), Instagram (12%), Google+ (8%) e Twitter (5%).
 
Já a leitura de jornal mostrou influência por grau de escolaridade e renda (quanto mais, maior frequência) e por localidade (cidades maiores, mais leitores). No entanto, 76% dos entrevistados afirmaram não ler jornal, 21% disseram ler pelo menos um dia por semana e 7%, todos os dias. Desses, 84% dizem que buscam informação, sendo que 10% leem jornais digitais, 79%, prefere o papel e 4% lê nos dois suportes.
 
O estudo concluiu ainda que 85% dos brasileiros não leem nenhuma revista. A categoria também é bastante influenciada por dados sociodemográficos. Entre pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo (R$ 724), 6% leem revista, enquanto 29%  leem se a renda familiar for maior que cinco salários mínimos (R$ 3.620).

Sobre a pesquisa
Realizada pelo Ibope, foram entrevistadas 18.312 pessoas dos dias 5 a 22 de novembro. A base da amostragem levou em consideração do Censo Demográfico Brasileiro de 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos sobre os resultados, podendo variar de 2 4% em regiões menos populosas.

Fonte:Portalimprensa
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