Com menina do esgoto, Ana Maria tem seu melhor momento no ano

Em um tempo no qual se detecta oportunismo em quase tudo o que é mostrado na TV, fazer uma boa ação pode ser interpretado como apelação em busca de mais alguns pontos de audiência.

Muitos programas usam o assistencialismo — (mal) disfarçado ou explícito — como tática para emocionar e prender o telespectador.

No especial de Natal do Mais Você, na quinta-feira (25), Ana Maria Braga mostrou ainda ser possível promover o bem sem flertar com a exploração da miséria alheia.

A apresentadora recebeu para o café da manhã em sua casa-estúdio, no Projac, a menina que ficou nacionalmente conhecida após ser fotografada por Marcelo Piu, da Agência O Globo, tomando banho em um bueiro cheio de água suja no centro do Rio.

Nas redes sociais, a criança ganhou o triste apelido ‘menina do esgoto’ e gerou uma onda de solidariedade, além de estimular a discussão sobre os rumos da infância no Brasil para os que estão na base da pirâmide social — ou abaixo dela.

Maria, 6 anos, foi ao programa matinal da Globo acompanhada da avó, dona Raimunda, aposentada que vive com um salário mínimo. As duas moram em um casebre em uma comunidade de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense.

O roteiro foi óbvio: a garotinha recebeu a visita de Papai Noel e ganhou muitos presentes. Com sua nova bicicleta rosa, ela saiu pedalando pelo estúdio, passando sobre os fios das câmeras e trombando em outros equipamentos.

Ao mostrar um pacote, Ana Maria questionou se Maria adivinharia o conteúdo. “Eu sei, um tablet”. Era, também cor-de-rosa, sua cor favorita.

Dois aspectos chamaram a atenção: a alegria genuína de Maria, sem deslumbramento; e o interesse autêntico da apresentadora por aquela criança. Durante alguns minutos saiu de cena a figura pública famosa e milionária, para dar lugar à vovó Ana, que sempre chora de emoção ao falar de seus netos no programa.

Às vezes tão criticada por suas gafes e escolhas estéticas, Ana Maria Braga mostrou estar entre os poucos artistas que ainda fazem TV com o coração. E por mais cafona que isso possa parecer, é um privilégio para o telespectador, bombardeado diariamente com tantas mentiras televisivas.


Fonte:diversao.terra
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


three columns

cars

grids

health