Afiliada do SBT critica demissões feitas por afiliada da Globo

A Rede Bahia (afiliada Rede Globo do estado) surpreendeu, e indignou, telespectadores, ouvintes mas, principalmente, profissionais de todas as áreas da comunicação baiana ao tirar de sua grade nomes consagrados como Jefferson Beltrão e Kátia Guzzo, duas das maiores estrelas da casa, de suas posições de âncoras do principal telejornal da TV Bahia, o BATV.

Bem, talvez estejam precisando de mais aulas de relações públicas e institucionais pelos lados de lá. Ou, se não, a situação está realmente mais grave do que se imagina. Porque o erro latente está na forma com que isso tudo está vindo à tona.

Manchete de todos os principais portais de notícia desde a tarde de ontem (02), a demissão ou o afastamento das atuais atividades não só dos dois âncoras, como também de outros cerca de 30 profissionais do grupo, junto com a anterior extinção dos semanais Rede Bahia Revista e Bahia Esporte, está reverberando e dando cara pior a uma situação que já não é lá muito boa. Toda mídia está podendo deitar e rolar, uma vez que o grupo de comunicação, como que por ironia, decidiu por se manter em silêncio, não tendo sequer nota pública sobre o assunto. Rumores não podem desejar cenário mais perfeito que esse.

Muito embora seja uma empresa privada, tendo o direito de substituir, contratar e demitir como qualquer uma outra, todo grupo de comunicação, seja ele qual for, tem sim um compromisso com sua audiência, o cliente mais evasivo e arisco que existe, mesmo quando se tem um público fiel. Isso não pôde ser visto nesta decisão, uma das mais radicais nos anos recentes de história da emissora.

Diga-se de passagem, emissora que caminhou por uma via aparte do dito e venerado padrão Globo de qualidade, segundo o qual mudanças como essa têm de ser cuidadosa e homepaticamente dosadas para que não afetem a relação do produto (no caso, o BATV) com seu público e patrocinadores, como aconteceu na saída de Fátima Bernardes e entrada de Patrícia Poeta na apresentação do Jornal Nacional, anunciada em etapas muito bem planejadas. Já que, de acordo com a mesma cartilha, apresentadores, especialmente de telejornais, tendem a ficar décadas na função pois acredita-se que a credibilidade e audiência da atração estejam atreladas àquelas imagens.

Por essa e toda uma outra sorte de razões, o corte a facão que ontem adentrou os lares de braços dados com o sinal da TV Bahia foi uma incomum demonstração de falha estratégica.

Essa nota vai em meu reconhecimento pessoal, e de Fora da Curva, à competência, credibilidade e mais de anos dedicados ao Jornalismo da TV Bahia que, em especial, Kátia Guzzo representa. Não oficialmente, diz-se que a jornalista será remanejada para uma espécie de orientação (coaching) dos apresentadores, atuais e novatos. Jefferson, também sinônimo das mesmas caraterísticas, foi efetivamente desligado tanto da televisão como do Programa das 7, do qual também era a voz na Globo FM.

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


three columns

cars

grids

health