SÉRIES PODEM SUPERAR AS NOVELAS NA TV; CONFIRA 5 MOTIVOS...

S1-620x348.jpg

Considerada por muitos como uma das paixões nacionais ao lado do futebol e do Carnaval, as novelas veem seu reinado ameaçado por inimigas inusitadas: as séries.

Consagradas pelos norte-americanos, elas vêm arrebatando fãs em todo o mundo e começam a inaugurar um novo e promissor filão na TV nacional.

Numa reportagem especial, o RD1 elenca os 5 principais motivos que podem levar este gênero a se tornar a nova paixão nacional e, num futuro próximo, o carro-chefe da TV brasileira.

Confira:



1) Séries são menos desgastantes para quem as escreve
Autores de novelas chegam a trabalhar doze horas por dia durante quase um ano e, em alguns casos, apresentam problemas de saúde ao longo deste período.

O ritmo intenso tem levado muitos veteranos a se aposentar e, mais do que nunca, escrever uma novela tem sido não apenas um desafio intelectual, mas também físico. As séries, por outro lado, permitem que seus autores atuem em condições completamente diferentes.

Devido ao maior prazo de entrega e ao menor número de capítulos, o gênero se tornou o favorito de muitos dramaturgos experientes que desejam produzir, mas se veem incapazes de aguentar o árduo processo de realização de um folhetim.



2) Séries custam menos às emissoras de TV

Além de economizar a energia dos roteiristas, as séries também auxiliam os cofres das emissoras de TV, que vivem um momento financeiro turbulento.

Nos últimos anos, algumas novelas chegaram a custar R$ 800 mil por capítulo e, embora tenham lucrado, tais gastos são considerados exorbitantes para a atual realidade do mercado.

Com séries, as emissoras desembolsam menos, mas continuam faturando satisfatoriamente. Com o Brasil em recessão, este fator orçamentário pode ser fundamental para a predominância das séries e fatal para a sobrevivência dos folhetins.



3) Séries oferecem maior dinamismo ao telespectador
Até mesmo as mais bem-sucedidas novelas da história da TV contaram com algum tipo de “barriga”, jargão utilizado para denominar o período em que nada parece acontecer com os personagens.

Para sustentar uma trama de quase 200 capítulos, muitos autores se veem obrigados a improvisar e, em alguns casos, chegam a comprometer a qualidade da obra em prol de sua sobrevivência no ar.

Enxutas, as séries proporcionam maior dinamismo e permitem um ritmo narrativo mais frenético, linha que tem garantido altos índices de audiência em todo o mundo.

Numa sociedade cada vez mais veloz, autores veteranos têm identificado a necessidade de se render à velocidade dos roteiristas de séries americanas.



4) Séries dão maior liberdade de criação aos seus autores

Embora inúmeras inovações tenham sido implantadas ao longo dos últimos anos, a maioria das novelas ainda segue fórmulas e regras há muito consagradas pelo público.

Devido a esta rigidez, autores com viés mais “revolucionário” têm optado pelas séries, gênero que proporciona maior liberdade e flexibilidade de narrativas e temas abordados.

A busca por novas linguagens vem sendo apontada por especialistas como uma das principais razões pelas quais, num futuro próximo, as novelas podem se tornar “ultrapassadas”, ao menos para aqueles que antes as escreviam.



5) O crescimento das séries é uma tendência mundial

Os folhetins ainda são, de longe, os campeões de audiência da TV brasileira, mas este cenário vem mudando em diversos lugares do mundo.

Outrora hegemônicas, as novelas vêm perdendo espaço para as séries, que nunca foram tão populares e passaram a ser temas de teses e estudos sobre a paixão que despertam nos telespectadores.

Dentre os fatores para este fenômeno estaria o fato de que uma emissora de TV pode produzir diversas séries ao mesmo tempo e assim saciar a sede do público por novidades constantes, enquanto o número de novelas simultâneas é menor devido a questões orçamentárias e estruturais.


Fonte: RD1


Compartilhe com seus seguidores:
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


three columns

cars

grids

health