GfK inicia operação no Brasil; profissionais estão sendo treinados


Empresa que vai medir a audiência da televisão no Brasil, concorrendo com o Ibope, o GfK já está operando no país, mas ainda em caráter de treinamento.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, começou efetivamente a operação com seu serviço de medição de audiência de TV no Brasil. Seus clientes: Record, SBT, Band e RedeTV! iniciam este mês a treinar suas equipes técnicas no uso da plataforma do GfK.

Durante a fase de treinamento, os clientes utilizarão apenas dados fictícios, para evitar interpretações equivocadas dos números reais. A partir de maio, os clientes já trabalharão com dados reais da medição de audiência e do real time rating. A empresa alemã está implementando no Brasil um novo ecossistema com metodologia transparente, tecnologia de ponta e um painel com mais de 6.000 domicílios distribuídos entre as classes A e E, incluindo pela primeira vez, comunidades.

Conforme previsto, os dados iniciais se referem às regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. O painel completo, que inclui as demais 13 regiões metropolitanas, será disponibilizado ao mercado no início do segundo semestre.

“O início da operação do serviço de medição de audiência no Brasil é um marco para a GfK local e globalmente, pois reforça nossa experiência internacional no setor e nossa presença em um mercado com grande potencial”, afirma Ricardo Monteiro, diretor-geral da unidade de negócios de Medição de Audiência & Insights da GfK no Brasil.

O painel do GfK foi montado com base no mais abrangente levantamento socioeconômico feito nos últimos anos no Brasil com essa finalidade. Foram realizadas mais de 66 mil entrevistas ao longo de oito meses. O painel de televisão foi construído com base no conhecimento da distribuição real da população, cobrindo 90% ou mais do IPC (Índice de Potencial de Consumo) de cada região metropolitana, garantindo a representatividade de todos os targets e um alto nível de eficiência e balanço da amostra.

A medição será feita por meio de um peoplemeter de última geração, que considera o conteúdo ao vivo e o gravado em cada mercado e cada aparelho de TV. Além disso, a medição considera cada espectador do domicílio, tanto moradores quanto convidados.

“Estamos implementando no país um moderno sistema que oferecerá aos clientes um retrato representativo, fidedigno e confiável da audiência nas 15 regiões metropolitanas onde atuaremos em um primeiro momento”, finaliza Ricardo Monteiro.


Natelinha

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