TV Cultura e TV Brasil brigam por afiliadas
A programação da TV Cultura dividirá espaço com programas jornalísticos já exibidos por sua nova parceira. Em outras regiões do estado, a grade permanece idêntica à exibida em São Paulo, por exemplo.
Segundo o plano de expansão, para tirar algumas afiliadas da TV Brasil, a Cultura tem prometido incentivos financeiros para modernização dos canais. Além disso, o principal argumento é que a emissora de São Paulo é mais atrativa em termos de números do que o canal do governo. Enquanto a Cultura marca média de 1,1 ponto na Grande São Paulo, sendo quinta colocada na média-dia e vencendo a RedeTV!, a TV Brasil dá traço de Ibope em todo o Brasil, principalmente nos principais mercados do país, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A Cultura também argumenta que a sua programação é mais barata, “menos cult” e mais atrativa para o público, tanto que os números demonstram isso, fora a qualidade inquestionável de sua grade infantil, que tem uma quantidade de desenhos educativos bem maior que a TV Brasil.
Várias emissoras públicas estão insatisfeitas com a TV Brasil, que custa cerca de 500 milhões de reais por ano ao Governo Federal, e tem pouco resultado em números. Estes canais reclamam também que não recebem incentivos do Governo para a modernização das fundações públicas que comandam os grupos públicos. Não são poucas as TVs públicas que usam equipamentos obsoletos e totalmente fora da realidade atual de tecnologia da comunicação brasileira.
Já no ano passado, a Cultura havia retirado da TV Brasil a TV Acre, canal público do estado do Norte brasileiro, fazendo seu sinal chegar pela primeira vez por lá. O contrato de filiação vai até 2019, sendo renovado automaticamente.
antenacritica
Post A Comment
Nenhum comentário :